Agrimensura

DENOMINAÇÃO: Curso Técnico em Agrimensura

CARGA HORÁRIA: 1440 h;

DURAÇÃO: 28 Meses

 

PÚBLICO-ALVO: Jovens que possuam, no mínimo, 17 anos completos e que já tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio.

PERFIL PROFISSIONAL

Ao concluir o Curso Técnico em Agrimensura, o aluno deverá ter constituído competências gerais da área de Geomática.

 

OBJETIVOS

• Formar profissionais com capacidade para efetuar levantamentos topográficos, utilizando a tecnologia geomática para obtenção, análise e gerenciamento de dados.

• Desenvolver a educação profissional integrada ao mundo do trabalho, à ciência e à tecnologia.

• Possibilitar a avaliação, reconhecimento e certificação de conhecimentos adquiridos na educação profissional, inclusive no trabalho, para fins de prosseguimento e conclusão de estudos.

 

AREA DE ATUAÇÃO

O Agrimensor é o profissional preparado atualmente para programar e direcionar atividades de Geotecnologias e Geoinformações: Sistema de Posicionamento Global (GPS), Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), entre outras. Este também é procurado para atuar no controle do que entra e sai das minas, a fim de evitar desmoronamentos, assim como o planejamento das atividades de extração de minérios.

 

BASE LEGAL

A formação do Técnico em Agrimensura atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº. 9.394/96; no Parecer CNE-CEB nº. 16/99 que dispõe sobre as diretrizes curriculares para educação profissional de nível técnico, na Resolução CNE-CEB nº. 04/99 que institui as diretrizes nacionais para educação profissional, nível técnico e na Resolução CEC 413/2006 que regulamenta a educação a educação profissional técnica de nível médio no sistema de ensino do Estado do Ceará.

 

Comments are closed.