Barra do Corda, Ma, Data Atual, Hora Atual









Aniversariantes do Mês

04Ricardo Lima Rodrigues P.
11Débora de Matos Barbosa


BORBOLETA - INICIAÇÃO DA GOLFINHADA

Autor: Postado por Glenn Mills em 03 de janeiro de 2011
E-mail: aquabarra@sapo.pt
Enviado em: 07 de janeiro de 2011

Tradução: Leonardo Delgado em 07 de janeiro de 2011

Disponível on line: http://www.goswim.tv/entries/6153/butterfly---dolphin-initiation.html

Todos nós sabemos que uma boa pernada de golfinho, é incrivelmente importante para o seu nado de borboleta.  A pergunta é... Quando você começa a sua pernada?

Por que Faz:

Experimentando quando você iniciar sua primeira golfinhada sobre a água pode ajudá-lo a encontrar a quantidade certa de deslizamento e esforço para realizar a melhor fase área do nado. Acima de tudo, experimentar é fundamental neste processo.

Como fazer:
1.  Durante as saídas, ou viradas, comece iniciando sua pernada de golfinho imediatamente após a entrada na água, ou saída da parede. Isso vai demonstrar que ao realizar um bom trabalho de pernas, pode realmente ter a vantagem de melhorar a velocidade de nado subaquático.

2.  Agora durante, sua saída ou virada, deixem a parede e deslize durante algum tempo (exagere isto).  Isso vai lhe mostrar que o quanto de esforço extra você terá que gastar para recuperar o seu impulso.

3.  Finalmente, depois de deixar a parede, permita-se apenas um pouco de deslizamento antes de iniciar uma pequena golfinhada para tentar manter a velocidade que você ganhou em sua saída ou virada.

Como fazer Isto Realmente Bem (os Pontos Bons):
Cronometre o seu tempo durante a passagem de um determinado ponto. Ele não deve estar onde você realizar a fase de recuperação. Um bom lugar para usar isso é a marca da metade da piscina de 25 metros. Se você variar o inicio da golfinhada, e se definir estatisticamente o quão rápido você faz isso para aquela determinada distância, você será capaz de encontrar a opção que lhe permitirá nadar mais rápido.




NÓS SOMOS OS CAMPEÕES

Autor: Leonardo Delgado
E-mail: aquabarra@sapo.pt
Enviado em: 29 de novembro de 2010




No campeonato piauiense de natação equipe maranhense se destaca

Autor: TV Cidade Verde
E-mail:
Enviado em: 22 de novembro de 2010




Campeonato Piauiense de Natação – Teresina - PI

Autor: Leonardo Delgado
E-mail: aquabarra@sapo.pt
Enviado em: 16 de novembro de 2010

 

PODIUM!
Palavra que é associada imediatamente com vitória! Ou derrota! Quando pensamos em pódium, nos vêm à mente disputas, competição, vitoriosos e derrotados, afinal de contas estamos num ambiente e num esporte de COMPETIÇÃO. Sempre haverão vitoriosos e derrotados!

Mas será que isto é verdade?

Todos os dias pensamos que ganhar é vencer ALGUÉM e, de certa forma isto é verdade. Então elegemos um inimigo e vamos para cima dele ou dela, tentando de todas as formas vencer aquela pessoa, mas talvez, estejamos mirando na pessoa errada.

O que importa não é vencer este ou aquele nadador ou nadadora, o que importa é vencer a nós mesmos!

Por este motivo coloquei esta foto de podium acima. Este é o único pódium que nos interessa, aquele que vencemos a NÓS MESMOS!

Dia a dia, treino após treino, esta deve ser a nossa busca - VENCER A SI PRÓPRIO.

Começamos esta semana o ápice do treinamento deste ano, buscando os índices do brasileiro, sendo essa a última competição do ano e é onde vamos medir todo o nosso treinamento deste ano. Por isso, agora é hora de colocar toda a GARRA, RAÇA, VONTADE DE VENCER, TÉCNICA, INSTINTO DE SUPERAÇÃO, AMOR, PAIXÃO, ORGULHO e tantas outras coisas em prática. Agora é hora de VENCER! VENCER A VOCÊ MESMO!

BOM PIAUIENSE A TODOS! QUE NO FINAL DAS CONTAS TENHAMOS ORGULHO DO QUE SOMOS E DO QUE FIZEMOS, POIS: COMO DISSE ALGUÉM EM BELÉM GRITA QUE VOA E EU ESTAREI LÁ PARA GRITAR SEMPRE POR VOCÊS




10 DICAS LEGAIS SOBRE NATAÇÃO

Autor: Leonardo Delgado
E-mail: aquabarra@sapo.pt
Enviado em: 10 de novembro de 2010

1. Nade com freqüência

Se você não faz em média três aulas por semana, você perderá a sensibilidade pela água e sua técnica irá se deteriorar. Sem sensibilidade, sem técnica, sem velocidade. Se as opções são uma ou duas longas sessões de natação ou três a quatro mais curtas, os nadadores parecem se dar melhor quando nadam com mais freqüência do que quando fazem longas - e poucas - sessões por semana.

2. Nade com boa técnica

Mantenha a melhor técnica possível em todas as velocidades durante seu treino. Se você tentar nadar mais rápido com uma técnica ruim, estará desperdiçando energia. Se você se treinar aumentando a velocidade com boa técnica, terá resultados mais rápidos.

3. Faça treinos específicos

Durante todo o treino, faça exercícios específicos (para braços, pernas, estilos). Isso te concentra nos movimentos ajudando a melhorar sua técnica.

4. Faça exercícios desafiadores

Uma ou duas vezes por semana faça exercícios que te exigem ao máximo. Se todos os seus treinos forem dedicados à técnica, o que acontecerá quando quiser nadar mais rápido? Você se cansará, sua técnica irá se deteriorar e você vai para a casa mais cedo. Misture exercícios de técnica com exercícios de alta intensidade - você aprenderá a nadar mais rapidamente e com boa técnica.

5. Faça exercícios fáceis.

Varie suas sessões com exercícios mais fáceis e leves durante a semana. Talvez na sexta-feira à noite você já não esteja tão inspirado para treinar. Ao invés de render-se aos encantos do sofá, faça um treino mais relaxado. O happy hour vai até sábado de manhã.

6. Treine saídas

Seja de fora ou de dentro da piscina, treine sempre saídas para os quatro estilos. Há técnicas específicas para cada um. Uma boa saída no nado de peito te impulsiona por mais ou menos 1/3 da piscina quase que sem esforço.

7. Sempre saia da parede da mesma forma

Sempre impulsione-se na parede da mesma forma, seja iniciando um nado ou fazendo uma virada. Você sempre fará mais viradas do que saídas, e pegando uma boa prática no impulso depois da virada sempre te dará um bônus.

8. Use roupas adequadas para a natação

Não significa que você deve gastar R$ 600,00 num macacão hi-tech, mais fino que a pele, desenvolvido pela NASA. Apenas não use bermuda de surfista ou camiseta para nadar. Te deixará desconfortável e prejudicará seu treino.

9. Peça para alguém te olhar enquanto nada.

Ou melhor ainda, peça para alguém te filmar. Ter alguém te olhando de fora ou você mesmo assistindo seu treino irá te ajudar a perceber como melhorar nos estilos, o que é difícil de se fazer nadando.

10. Use nadadeiras ocasionalmente

Dentre outros benefícios, as nadadeiras te ajudam (artificialmente) a atingir um melhor posicionamento do corpo durante os nados. Quando estiver sem as nadadeiras, você já terá se acostumado com a sensação de um posicionamento correto e ficará mais fácil de treiná-lo.

IMPORTANTE
Sempre consulte um médico antes de iniciar atividades físicas. Apenas ele poderá indicar as melhores condições para você obter resultados sem correr riscos.



FINA

Confederação Brasileira de Natação

Federação Maranhense de Desportos Aquáticos - FMDA

E-books de Ed. Física
E-books de Ed. Física

Swim It Up

Swimnews

Pro Swim

aquabarrabdc

Best Swimming

Not Nat

Orkut Aquabarra

Blog Paineiras

© Escola de Natação Aquabarra

Webmaster: Leonardo Delgado